sexta-feira, 17 de maio de 2013

Vereador Tito Magno participa da grande Caminhada de combate a Homofobia e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 Na manhã desta sexta-feira, 17, o Presidente da Câmara Municipal de Estância, Tito Magno, marcou presença na Caminhada de combate a Homofobia e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento foi uma iniciativa da Prefeitura de Estância, através das secretarias de Assistência Social e Saúde; do Núcleo Estanciano de Diversidade Sexual e Direitos Humanos (NEDSDH), e da ASTRAES - Por Direitos Humanos e Visibilidade LGBT.

A caminhada teve inicio no PREMEM no Bairro Alagoas, e percorreu as principais ruas e avenidas chegando à Praça Barão do Rio Branco, no Centro de Estância. 

A ideia que a homossexualidade era desvio e doença fez com que muitos gays fossem pesquisados como verdadeiras cobaias vivas em institutos médicos mundo afora. Sem falar nas experiências nazistas no campo de concentração em que partes do corpo eram retiradas ou abertas sem anestesia para averiguar se a falta ou a reação de tal órgão era o que gerava a homossexualidade.

O trauma entre os gays e militantes dos direitos humanos foi tão grande que até hoje existe uma implicância com o termo homossexualismo, considerado incorreto por carregar em seu passado recente o estigma de gays como doença.

Já o combate contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, comemorado dia 18 de maio, foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 e lembra um violento crime sexual que aconteceu em 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, contra uma menina de apenas oito anos, conhecido como “Caso Aracelli”. Os criminosos nunca foram responsabilizados. O marco é uma conquista na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de todo o país.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Tito Magno, achou muito válido a caminhada, pois as pessoas precisam ser respeitadas de qualquer forma. “Os crimes contra homossexuais e crianças são cada vez mais chocantes, então, eu acho que todo mundo tem que protestar mesmo", ressaltou o parlamentar.

O prefeito Carlos Magno ressaltou o papel da Prefeitura de Estância no combate a homofobia através da implantação do Núcleo Estanciano de Diversidade Sexual e Direitos Humanos. “O grande número de casos de mortes e de ataques à população LGBT só poderá ser combatido com políticas públicas, educação e sensibilização da sociedade”, declarou Carlos Magno. O prefeito disse da necessidade da sociedade civil organizada, também se sentir responsável no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes, denunciando e buscando participar de ações que fortaleçam essa luta.

A secretária municipal de Assistência Social, Daisy Garcia, disse da importância do dia contra a homofobia, comemorado exatamente no dia 17 de maio, pelo fato da Organização Mundial da Saúde (OMS) ter retirado à homossexualidade do catálogo de doenças.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Vereador Tito Magno






Nenhum comentário:

Postar um comentário