terça-feira, 21 de maio de 2013

Vereador Tito Magno prestigia solenidade de instalação do Núcleo de Diversidade Sexual de Estância


Na manhã desta terça-feira, 21, o Presidente da Câmara Municipal de Estância, Tito Magno, marcou presença na solenidade de instalação do Núcleo de Diversidade Sexual de Estância

A solenidade de instalação aconteceu na manhã desta terça-feira, 21, no auditório do Fórum Ministro Heitor de Souza, no centro de Estância e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas: o Prefeito Carlos Magno, o Vice-Prefeito Filadelfo Alexandre, a Secretária de Assistência Social Daisy Garcia, o Coordenador Estadual DST/AIDS Dr. Almir Santana, o Coordenador do Núcleo Estanciano de Diversidade Sexual José Valfran de Brito.

Estância passa a ter o primeiro Núcleo da Diversidade Sexual do nordeste e que tem como objetivo, desenvolver ações sociais de inclusão e proteção à cidadania e contra a discriminação e violência homofóbica a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais que vivem e convivem na cidade de Estância, defendendo os artigos 5° da Constituição Federal e o 3° da Declaração Universal de Direitos Humanos, segundo os quais todos são iguais perante a lei e toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Carlos Magno destacou a importância do direito à diversidade. “Quando fui prefeito na década de 80, pelo fato de ser evangélico, muitos diziam que acabaria com a festa da padroeira, e fiquei marcado na história de Estância, como o prefeito, não católico, mais que construiu o maior números de igrejas católicas nos povoados. Enquanto houver ameaças a direitos de uma pessoa ou um grupo, toda a humanidade estará ameaçada. Portanto, a luta de uma pessoa ou um grupo é a luta de todos nós”, disse. O prefeito salientou que abraçou a ideia da criação do núcleo, por entender que é de suma importância para o reconhecimento dos direitos da população de lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.


“Esse é um marco histórico, reconhecer a importância de se valorizar e respeitar a diversidade sexual. O núcleo vem para ser uma referência, principalmente para as ações afirmativas de inclusão dessas pessoas que muitas vezes são discriminadas na sociedade por sua orientação sexual, vítimas de violência. O grande avanço é reconhecer isso enquanto uma necessidade e que essas pessoas se sintam representadas em mais uma ação afirmativa da Prefeitura do Desenvolvimento”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Daisy Garcia.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Tito Magno, entende que o Núcleo de Diversidade Sexual, será importante para combater o preconceito contra os homossexuais. “É importante momentos como esse que estamos vivendo no dia de hoje, para nos fortalecer e enfrentar as lutas em defesa dos Direitos Humanos”, ressaltou. 

Valfran de Brito, coordenador do Núcleo de Diversidade Sexual, ressaltou o importante apoio e empenho do Prefeito Carlos Magno para a instalação do núcleo. Disse que Estância tem avançado na questão e pode ser uma vitrine para outras cidades da região nordeste. “A criação desse núcleo é fruto de muita discussão e planejamento entre a Prefeitura Municipal e a ASTRAES. Teremos a função de trazer a problemática junto ao poder público municipal, estabelecendo uma interlocução com a sociedade”, disse Valfran, que também fez uma explanação sobre metas e ações que serão desenvolvidos através do núcleo.

O Coordenador do Núcleo DST/AIDS do Estado de Sergipe, o médico Almir Santana, parabenizou a prefeitura de Estância, através do prefeito Carlos Magno, por sair na frente instalando esse núcleo, que tem por objetivo, tratar dos direitos humanos desempenhando um importante papel, não apenas para a comunidade GLBT, mais também para a população em geral, através do auxílio nas ações de combate à homofobia, dando suporte inclusive, a secretaria municipal de saúde.

Segundo o Conselho Federal de Medicina, a homossexualidade não é uma doença, e nem desvio emocional ou mental atesta a Associação de Psicologia Americana. Portanto, denuncie qualquer forma de discriminação e preconceito procurando o Núcleo Estanciano de Diversidade Sexual e Direitos Humanos, situado à Rua Pedro Homem da Costa nº 482 no Centro de Estância.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Vereador Tito Magno



Nenhum comentário:

Postar um comentário