terça-feira, 25 de junho de 2013

Vereador Tito Magno apresenta Projeto que concede Título Honorífico de Cidadania Estanciana a Mingo



Na Sessão Plenária desta terça-feira, 25, o Presidente Tito Magno apresentou o Projeto de Resolução nº  12/2013, que concede Título Honorífico de Cidadania Estanciana ao senhor Domingos José de Jesus Santana, conhecido carinhosamente como Mingo.

O projeto foi aprovado de forma unânime, conforme o preceituado no Artigo 42, inciso XXIII da Lei Orgânica Municipal.

Em sua justificativa, o Vereador Tito Magno disse da importância de se conceder o Título de Cidadania Estanciana ao senhor Domingos José de Jesus Santana,  filho de João Francisco de Santana e Maria Santa de Jesus, nascido em 17 de julho de 1960 no município de Poço Verde, mais precisamente no povoado conhecido popularmente como Saco da Camisa.

Conheça a brilhante história de vida de “Mingo”

Domingos José de Jesus Santana, carinhosamente conhecido por todos como “Mingo”, através de sua trajetória, conquistou notoriedade municipal e diversas amizades, seja pelas atividades laborais exercidas ao longo da vida, como carroceiro, ajudante de pedreiro, caseiro ou peão de roça, ou ainda pelo seu jeito extrovertido e inquieto de ser, chegando a ser reconhecido também pelos cognomes de “EI” ou “Peida Lídia”, uma homenagem a burra que puxava a sua carroça e que ele sempre faz questão de destacar.

Domingos José, o Mingo, é hoje um cidadão aposentado, casado com a senhora Josefa Edna Andrade Santos e pai de duas filhas, Vitória Santos Santana e Josefa Clara Santos Santana, que, para completar a renda familiar e garantir uma vida digna, ainda trabalha como diarista em residências e estabelecimentos comerciais nesta cidade onde ele reside desde os 17 anos.

Filho de mãe solteira, Mingo aprendeu a trabalhar cedo quando foi entregue por seu pai a uma família de criação, a qual ele abandonou por ter sofrido maus tratos, indo residir com uma de suas irmãs, Terezinha Santos Santana, por parte de pai, a convite da mesma, na cidade onde nasceu e de onde recebeu outro convite, agora da outra irmã, Carmelita Santos Santana e do cunhado Félix Luís da Rocha, para vir residir em Estância.

Em todos esses anos que aqui reside, Mingo conquistou amigos para a vida inteira, como é o caso do atual prefeito Carlos Magno Costa Garcia e da primeira-dama Daisy de Oliveira Garcia, aos quais ele chama carinhosamente de “painho e mainha”, caráter ilibado e honestidade inquestionável. Mingo é sempre bem-vindo nas residências e eventos sociais aqui realizados. Desde a pessoa mais humilde àquela de melhor situação financeira, todos reconhecem Mingo como amigo que pode frequentar a sua casa e partilhar o convívio familiar. Quando o assunto é trabalho, Mingo também esta sempre disponível para atender as diversas solicitações, pois sempre faz com perfeição e prazer o ofício que desempenha.

Este projeto é para o cidadão Domingos José, estanciano de alma e coração, a realização de um dos seus sonhos: obter o reconhecimento desta cidade que o acolheu, o viu amadurecer, construir família e que lhe faz feliz! “Aqui é o meu lugar”, sempre diz Mingo que se emociona e chora com cada realização que beneficie a cidade de Estância. Na sua simplicidade, Mingo se inseriu na representatividade cultural estanciana pela sua folcloriedade e seu jeito único de ser, além de, embora no anonimato, ter se revelado um exímio colecionador e dono de um vasto e precioso arquivo de jornais com publicações que sempre considerou marcos da história da Estância.

Conversar com Mingo é poder vislumbrar lembranças de uma Estância feliz e partilhar esperanças desses novos dias; é fortalecer nossa “estancianidade”, fomentar sonhos e rir, rir muito com esse homem que transformou a vida de dificuldades em diversas razões para sorrir. Mingo é o sinônimo da alegria estampada em um rosto cujas dores da vida nunca puderam transpor. A criança abandonada virou um herói da alegria ao deixar a aridez do sertão e às margens do Piauitinga descobrir que é possível ser feliz quando se é honesto, trabalhador e se tem amigos verdadeiros. Embora pareça frágil, Mingo é sinônimo de fortaleza, o líder familiar, o “pau para toda obra”, que faz do trabalho uma alegria e não se curva diante da dificuldade. Embora analfabeto, aprendeu muito cedo a ler na cartilha da honradez e da perseverança: nunca desistiu dos seus ideais e é contundente na busca pela realização dos seus sonhos, como este que está prestes a acontecer, a cidadania estanciana de direito, porque de fato, ele nunca deixou de ser. Quiçá todos os estancianos tivessem a força, a disponibilidade e o amor para defender e lutar por sua terra, como faz Mingo quando o assunto é Estância.

Tentar traduzir a importância de Domingos José, o Mingo, na sua simplicidade, para todos os que conhecem e para a cidade que o acolheu é reconhecer a lucidez das loucuras possíveis em um mundo que discrimina o ser, como a maior razão da existência humana. Domingos José de Jesus Santana é esse ser humano especial, digno de todas as homenagens.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Vereador Tito Magno




Um comentário:

  1. Parabéns pela sensibilidade de prestar essa homenagem a uma pessoa simples que não carrega títulos e nem riquezas. Grandes são os corações que conseguem valorizar os pequenos.

    ResponderExcluir