sábado, 7 de dezembro de 2013

Após 02 anos a AEL – Academia Estanciana de Letras, proposta do Vereador Tito Magno, foi lançada na cidade de Estância



Na noite desta sexta-feira, 07, no Auditório do Fórum Ministro Heitor de Souza, no Centro de Estância, aconteceu à solenidade de lançamento da AEL - Academia Estanciana de Letras. A solenidade também foi uma homenagem ao Centenário de nascimento de Ofenísia Freire, que no dia 04 de dezembro, completaria 100 (cem) anos, se estivesse entre nós.

A solenidade foi uma iniciativa da Prefeitura de Estância, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Clube dos Poetas Estancianos e Academia Sergipana de Letras.

No dia 26 de abril de 2011, o Vereador Tito Magno apresentou a Indicação nº 330/2011, solicitando ao município a criação da Academia Estanciana de Letras. Na época o objetivo do parlamentar, foi proporcionar autonomia aos intelectuais estancianos, sejam escritores, historiadores, poetas, romancistas e afins, além de abrigar e fortalecer os seus Membros, os quais enriquecem a cultura local. 



A Academia Estanciana de Letras será uma instituição de cunho literário e linguístico, que reunirá uma quantidade limitada de membros efetivos e sua implantação, dará um incentivo maior na cultura geral e a literária em particular nas modalidades erudita e popular, mesmo porque a cidade de Estância se destaca em nível de Estado, no que se trata da cultura livresca, cultura refinada, prova disto é o Memorial de Estância.



Tito Magno destacou que o primeiro livro publicado em Sergipe foi de Estância, o primeiro filme gravado em Sergipe foi em Estância, o primeiro jornal publicado em Sergipe foi em Estância. "Apresentei essa indicação para a administração passada, que infelizmente não implantou. Há uma grande preocupação por parte do Prefeito Carlos Magno em recuperar esta importância cultural no cenário estadual e nacional", disse Tito.



Tito Magno parabenizou o Prefeito Carlos Magno pela brilhante iniciativa de implantar esta importante instituição, ao mesmo tempo em que disse esta satisfeito por ter sido o autor dessa idéia, à cerca de dois anos atrás.



Presenças importantes prestigiaram a solenidade de Lançamento da Academia e do Centenário de Ofenísia Freire - dentre eles, o Prefeito de Estância Carlos Magno. Quem abrilhantou a solenidade, também, foi a Lira Carlos Gomes, dando um show de qualidade musical. A Guarda Municipal de Estância foi destacada e conduzida a participar do ato de solenidade, fazendo suas honrarias.


Algumas presenças foram destacadas no evento, a exemplo de Celina Montalvão, representando o Clube Viver; Maria Emília de Jesus Lins, ex-professora e Diretora do Estado; Dra. Luana Soares, Procuradora do Município; Ivan dos Santos Leite, ex-Prefeito de Estância; Dr. Mizael Dantas, vereador e advogado; Washington Nascimento, representante da Maçonaria; Daisy Garcia, Secretária de Assistência Social; Filadelfo Alexandre, Vice-Prefeito; Magnólia dos Santos, representando a Caritás; Mario Dias, Presidente do PT/Estância e a Senhora Janice Vieira.


A Mesa foi presidida pelo Presidente da Academia Sergipana de Letras, Dr. Anderson Nascimento e composta por: Carlos Magno, Prefeito de Estância; Dr. Everaldo Carvalho, Advogado; Ana Lúcia Menezes, Deputada Estadual; Joseane Soares, Chefe de Gabinete e Coordenadora do CREAM); Maria Salete Nascimento, representante da Academia Estanciana de Letras; a Excelentíssima Senhora Maria das Graças, Desembargadora;  e Dr. Domingos Pascoal.


RELAÇÃO DOS MEMBROS E RESPECTIVOS PATRONOS


Antônio Miguel Viana de Jesus - Alina Pain

Carlos Magno Costa Garcia - Gilberto Amado

Francisco Sousa da Costa - Jorge Amado

Joseane Soares Viana - Ofenísia Soares Freire

Maria Salete da Costa Nascimento - Manoel Rodrigues

Nadir Cristina Lima - Francisca Lima dos Santos

Sivaldo Cardoso Fontes - Elísio Matos

Anoel Rodrigues de Souza - Padre Almeida

Carlos Magno de Jesus - Major Osvaldo Freire

Cláudio de Souza Oliveira - Graccho Cardoso

Clóvis Barbosa de Melo -

Dailton de Castro Silveira - Alfredo Silva

Dionísio de Almeida Neto - Dom Quirino

Domingos Pascoal de Melo - Gumercindo Bessa

Enoque dos Santos - Aloísio Dantas de Oliva

Joildo Santana Souza - Gilson Amado

José Augusto dos Santos - João Nascimento Filho

José Diniz dos Santos - Félix Mendes

José Domingos Machado Soares - Raimundo Souza Dantas

José Edson Souza Carvalho - Domingos Gordo

Luiz Fernando Ribeiro Soutelo

Marcel Paulo Santos - Constantino José Gomes

Maria Guadalupe Batista dos Santos - Raimundo Silveira Souza

Maria Selma Barreto Noronha - Jornalista Augusto Gomes

Marilene de Andrade Costa - José Maria Gomes

Marta Angélica Lima Oliveira - Virgílio de Oliveria Lima

Padre Gilmar Rosa dos Passos - Padre Raimundo de Campos

Paulo Amado Oliveira - Américo de Farias Amado

Péricles Morais de Andrade Júnior - Brício Cardoso

Raimunda Andrelina de Jesus - Leopoldo Antônio Amaral

Rubens Marques de Souza

Wilton Santos de Jesus - João Egídio

Luzia Maria da Costa Nascimento - Dra. Raimunda Mesquita de Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário